Benutzereinstellungen

Kommende Veranstaltungen

Internacional | Imperialismo / Guerra

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

Apelo Comunista Libertário contra a cimeira da Nato

category internacional | imperialismo / guerra | chamada / petição author Friday March 27, 2009 06:55author by Organizações comunistas libertáriosauthor email iniciativalutasocial at gmail dot com Report this post to the editors

Apelamos a manifestar contra a NATO em todo o mundo e a participar numa contra-cimeira, na aldeia alternativa anti-NATO, de 1 a 5 de Abril, para pôr em cheque as políticas belicistas e inperialistas, por meio de manifestações, acções, encontros e debates. [Français] [Castellano] [English] [Ελληνικά] [Italiano] [Deutsch] [العربية] [中文] [Nederlands]
cotan_6.jpg


Apelo Comunista Libertário contra a cimeira da Nato


No contexto actual da crise, de esgotamento dos recursos naturais e energéticos, as tensões agravam-se entre as grandes potências, em luta pelo controlo do planeta. Para responder a esta necessidade, os países ocidentais desenvolvem o seu braço armado, a NATO, para realizarem uma política agressiva e imperialista (Afeganistão, Iraque, Geórgia, Ucrânia, etc...). A NATO, que festeja os seus sessenta anos de existência este ano, organizou a sua cimeira anual a 3 e 4 de Abril na fronteira franco-alemã (Estrasburgo e Baden-Baden), sob a fachada da liberdade, da paz e da democracia.

Fundada em 1949 para juntar a América do Norte e a Europa de Oeste face à União Sovética, a Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO) teve de procurar uma nova legitimação depois de 1989 e da queda do bloco soviético. Segundo Sarkozy e Merkel, ela deve ter em conta « …além das questões militares, (…) a situação financeira internacional, os abastecimentos energéticos ou as questões de imigração » (1). A NATO tornou-se o instrumento da dominação global do capitalismo ocidental..

Enquanto as tropas da NATO protagonizam uma intervenção imperialista no Afeganistão, em imitação da coligação americana no Iraque, os povos sofrem a dupla opressão de tropas estrangeiras e de governos fantoches, instalados para garantir a pilhagem dos recursos pelas multinacionais ocidentais. Os objectivos da NATO são diametralmente opostos aos interesses dos oprimidos, aos seus direitos democráticos; nestes países dominados, a NATO faz obstáculo à possibilidade de auto-organização para combater as opressões e gerir democraticamente os seus recursos.

Combatemos o domínio das instuições internacionais (NATO, ONU, FMI, G8, G20, OMC...), que são instrumentos do capitalismo para reforçar a exploração das trabalhadoras, dos trabalhadores e dos povos.

Apelamos a manifestar contra a NATO em todo o mundo e a participar numa contra-cimeira, na aldeia alternativa anti-NATO, de 1 a 5 de Abril, para pôr em cheque as políticas belicistas e inperialistas, por meio de manifestações, acções, encontros e debates.

Contra o capitalismo, o imperialismo e o autoritarismo !
Retirada das tropas da NATO em todo o mundo !
Solidariedade com os povos oprimidos !
Liberdade de circulação das pessoas !

Federazione dei Comunisti Anarchici (Itália)
Zabalaza Anarchist Communist Front (África do Sul)
Alternative Libertaire (França)
Union Communiste Libertaire (Canadá)
North-Eastern Federation of Anarchist Communists (Estados Unidos)
Common Cause (Ontário, Canadá)
Anarchistische Gruppe "Solidarität von Unten" (Berlim, Alemanha)
Colectivo Luta Social (Portugal)


(1) Declaração de Nicolas Sarkozy e de Angela Merkel, a 4 de Fevereiro de 2009

[Aprovado e difundido em Portugal pelo Colectivo Luta Social, a 11 de Março de 2009]

Verwandter Link: http://www.anarkismo.net
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Internacional | Imperialismo / Guerra | pt

Thu 28 Mar, 17:18

browse text browse image

daf_in_kobane.jpg imageEm Shingal, Kobani e em toda a Rojava, o ISIS é Dehak e o Po 13:22 Fri 10 Oct by Devrimci Anarşist Faaliyet - DAF 0 comments

No Curdistão, o povo está lutando contra o ISIS, a "violência propagada" é gerada pelo capitalismo e pelos Estados que iniciam guerras para seus próprios benefícios. O ISIS, subcontratado dos Estados que buscam o lucro na região, está atacando o povo ao gritar "Estado Islâmico" e "Guerra Santa, a Jihad"! O povo está passando fome e sede, adoecendo, migrando e morrendo. Eles ainda estão lutando nesta batalha pela existência. O povo não está lutando por esquemas e estratégias em torno das mesas de reuniões, nem pelo lucro, mas pela sua liberdade.

textA directiva de retorno instaura o fascismo na Europa 03:26 Thu 19 Jun by Colectivo Luta Social 0 comments

textVI Encontro Latino-americano de Organizações Populares Autônomas 19:53 Thu 17 Jan by Comissão Organizadora do VI ELAOPA 0 comments

Texto base para o VI ELAOPA

imageDEBATENDO O CONCEITO DE IMPERIALISMO NO SÉCULO XXI Sep 09 by BrunoL 0 comments

Alguns debates são urgentes, não podem ficar para outro dia. Quanto mais urgente é sua temporalidade, mais rigor e cuidado é necessário para avançar teoricamente. Se a meta for fazer campanha, panfleto, difusão doutrinária, algo muito relevante, aí a pressa é outra e tudo fica para o curtíssimo prazo. Não é o caso dos textos deste analista quando faz análise. Nas redes sociais a presença é outra, mas na palavra escrita, toda a precisão é fundamental. Como já foi por mim descrito na primeira parte do debate, imperialismo se contrapõe, imperialismo se contrapõem e nacionalismo tem um significado nos países que são ou foram potência – e tem vocação, pretensões de expansionismo – e outro em países do Sul Global, da periferia do planeta e por vezes também na Semiperiferia, tal é o caso brasileiro. Cabe ressaltar que o tema do desenvolvimento capitalista também pode ser anti-imperialista, mas jamais rompe em si com a dominação interna e tampouco supera a luta de classes em sua versão latino-americana, a luta popular.

imageRetomando o debate sobre o conceito de imperialismo Aug 26 by BrunoL 0 comments

Preciso começar esta nova série (creio eu) em função de algumas razões óbvias. A primeira e a mais sensível das razões porque os conceitos são reais, ou ao menos intentam interpelar, interpretar o real vivido como experiência concreta e não apenas o universo imaginário (que também forma o real vivido). Ou seja, isso existe, existe imperialismo e existem potências - no plural sim - imperialistas.

imageVenezuela E Outra Tentativa De Invasão Do Império. Brasil: Milicos Na Rua Apr 11 by FAU 0 comments

Nota da FAU traduzida ao português.

imageGovernança global e hegemonia dos EUA Jan 15 by BrunoL 0 comments

A proposta desse artigo é expor uma linha de interpretação básica, de forma resumida, a respeito dos moldes da governança global no quesito do complexo tecnológico das telecomunicações, bem como o laço geoestratégico da economia política internacional. Por conseguinte, como demonstrado no artigo “A sonda Voyager1- desmente o dicurso neoliberal do Ministro Meirelles” (recomenda-se sua leitura antes deste) os advogados da ortodoxia econômica, ou novo liberalismo – encarado por eles como a economia em si mesma, ou, “a única alternativa”, com dizia Margareth Thatcher – são incapazes de pensar sobre questões relativas ao poder nacional, administração pública e governança global, as quais são questões co-determinantes do mundo real. Não que esta capacidade interpretativa seja muito distante ou quase inalcançável em função da ausência de erudição propalada por este neoliberalismo vulgar e doutrinário, mas sim por que todas as tentativas de falsificação das evidências se transformam em rodopio retórico na busca de modelos metafísicos – ridículos em termos científicos – mas perigosíssimos para qualquer forma de relação social.

textO FCPA e a capacidade investigativa global do Departamento de Justiça dos EUA Sep 09 by BrunoL 0 comments

Através do Departamento de Justiça (DoJ, equivalente ao Ministério da Justiça, MJ nacional) e em estreita coordenação com os departamentos de Estado e Defesa, além de integração interagências, o ainda país mais rico do mundo exerce sua influência jurídico-criminal de forma seletiva e discricionária em escala planetária.

more >>
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]