user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Solidariedade com a Federação Anarquista Gaúcha

category brazil/guyana/suriname/fguiana | repressão / prisioneiros | comunicado de imprensa author Tuesday November 03, 2009 00:58author by Organizações Especifistas e Anarco-Comunistas Report this post to the editors

Moção de apoio de organizações à FAG.
fag_2.jpg

Na 5ª feira, 29 de outubro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Brasil) sob comando da governadora Yeda Crusius, invadiu a sede da Federação Anarquista do Rio Grande do Sul. A polícia apreendeu vários materiais como cartazes, atas de reunião, o HD de um computador e também o conteúdo de latas de lixo que estavam no local. Ela também tentou intimidar aqueles que demonstraram sua solidariedade e cujos nomes estavam no site da organização. Dois companheiros foram levados à delegacia para depor e estão sendo processados.

Os companheiros da FAG lutam há anos contra a exclusão e a precariedade, defendendo a justiça e condições de vida mais dignas. É muito conhecido seu trabalho com os catadores (coletores de materiais recicláveis), com os sem-teto, os sem-terra. Um trabalho que é realizado há anos com os “de baixo”.

Este é o motivo de a polícia do estado do Rio Grande do Sul estar reprimindo os companheiros da FAG. Um estado imerso em escândalos de corrupção e que adota uma atitude repressora contra coletivos e organizações que exercem livremente a liberdade de expressão para criticar as diferentes políticas antipopulares do governo. Esta é a resposta do governo aos protestos sociais. E a FAG não foi a primeira a ser atacada: devemos recordar do assassinato do camponês sem-terra Eltom Brum e a morte de Marcelo Cavalcante em fevereiro passado.

Condenamos fortemente estes atos de repressão. Denunciamos a incongruência da política governamental brasileira, uma política de direita com discurso de esquerda. Uma política que é regida pelos mesmos parâmetros econômicos que ditam as multinacionais e portanto por suas mesmas táticas militaristas e repressoras.

Não só rechaçamos a repressão governamental, mas também queremos manifestar nossa solidariedade e apoio aos companheiros e companheiras da FAG pelo trabalho que realizam com as pessoas simples de seu povo, um trabalho constante e tenaz, que os poderes governamentais e policiais pretendiam calar por meio do terror, da intimidação, da repressão. Estamos seguros que não vão conseguir.

È importante demonstrarmos nosso apoio e solidariedade. Por este motivo, apelamos a todos coletivos e organizações anarquistas, libertários ou de base para protestarem contra este ataque.


30 de Outubro 2009

Federazione dei Comunisti Anarchici (Itália)
Zabalaza Anarchist Communist Front (África do Sul)
Alternative Libertaire (França)
Melbourne Anarchist Communist Group (Austrália)
Workers Solidarity Movement (Irlanda)
Federação Anarquista do Rio de Janeiro (Brasil)
Pró-Federação Anarquista de São Paulo (Brasil)
Red Libertaria Popular Mateo Kramer (Colômbia)
Federación Anarquista Uruguaya (Uruguai)
Workers Solidarity Alliance (E.U.A.)
Organização Resistência Libertária (Brasil)
Unión Socialista Libertaria (Perú)
Organización Revolucionaria Anarquista "Voz Negra" (Chile)
Pró-Coletivo Anarquista Organizado de Joinville (Brasil)
Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (Brasil)
Estrategia Libertaria (Chile)
Vermelho e Negro (Brasil)
Rusga Libertária (Brasil)
Coletivo Anarquista Luta de Classes (Brasil)
Union communiste libertaire (Quebeque, Canadá)
Československá anarchistická federace (Checoslováquia)
Counter Power (Noruega)

* Este texto foi baseado na moção de apoio enviada pela CGT da Espanha.

author by Red Libertaria Popular Mateo Kramerpublication date Tue Nov 03, 2009 02:40author address author phone Report this post to the editors

Compas:

Nos sumamos a la solidaridad con la FAG.
Un abrazo libertario,
Red Libertaria Popular Mateo Kramer (Colombia)

author by m.publication date Thu Nov 26, 2009 22:57author address author phone Report this post to the editors

solidariedade aos companheiros da fag!!!!

não tá morto quem peleia!

author by União Popular Anarquista (UNIPA- Brasil) - União Popular Anarquista (UNIPA- Brasil)publication date Thu Jun 27, 2013 11:48author email unipa_net at yahoo dot comauthor address 555author phone 555Report this post to the editors

Toda solidariedade aos companheiros(as) da Federação Anarquista Gaúcha

Publicado em: https://uniaoanarquista.wordpress.com/

Em mais um ato de violência e repressão aos que estão na luta ao lado do povo! Homens das forças de repressão, se apresentando como agentes da Polícia Federal, invadiram a sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) no último dia 20 de junho. Sem ordem judicial, os cerca de 15 agentes apreenderam diversos materiais e também tentaram prender uma companheira.

Na sequência dos atos de repressão e criminalização, o governador Tarso Genro/PT do Rio Grande do Sul atribui à FAG crimes de ódio, chamando a organização de anarco-direitista.

Mas o governador não é único a criminalizar o movimento anarquista. A Polícia Militar do Rio de Janeiro, após a violenta desocupação da Aldeia Maracanã, procurou justificar seus atos afirmando que a existência de uma bandeira anarquista hasteada na Aldeia era a prova das intenções daqueles que lá estavam e que, por isso, o uso da força era necessário. O PSTU publicou um texto criminalizando os anarquistas e Zé Maria de Almeida, dirigente do PSTU e da CSP-Conlutas, publicou nota que atribui aos anarquistas a violência contra manifestantes partidários nos atos pela redução das tarifas do transporte público. Assim, o governador Tarso Genro/PT, a PM do Rio de Janeiro e o PSTU, fazem coro com a mídia burguesa criminalizando aqueles que sempre lutaram pela causa do povo.

A repressão contra a FAG não é inédita, em 2009, por ocasião das mobilizações contra o governo Yeda Crusius/PSDB, sua antiga sede já havia sido invadida pela polícia civil do Rio Grande do Sul.

Os militantes da União Popular Anarquista (UNIPA), repudiam toda e qualquer repressão aos que lutam e as tentativas, de quem quer que seja, de criminalizar o anarquismo. Estamos solidários aos companheiros e companheiras da FAG. Afirmamos que todos esses atos de violência do Estado, do Capital e dos reformistas só aumentam nossas convicções, e a certeza da estratégia da ação direta na luta reivindicativa e a organização da autodefesa de massas para as manifestações de rua.

Avante anarquistas!

Não a criminalização dos lutadores do povo!

Related Link: http://www.uniaoanarquista.wordpress.com
 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]