Anarkismo.net     http://www.anarkismo.net

Nota da FAG aos Municipários de Cacheirinha

category brazil/guyana/suriname/fguiana | história do anarquismo | comunicado de imprensa author Sunday May 29, 2011 17:52author by Federação Anarquista Gaúcha - FAG

Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia...


Anarquismo e Sindicalismo


Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia.

O anarquismo é uma ideologia que nasce junto com as idéias socialistas no século XIX. Naquele período o anarquismo acompanhou e até hoje está aliado aos trabalhadores que lutam e sonham com uma transformação profunda dessa sociedade desigual dominada pelo sistema capitalista.

A própria organização dos trabalhadores nos seus primeiros sindicatos surge na mesma época em que nasce a ideologia anarquista. Quando foi formada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), Bakunin e outros anarquistas pontuavam a importância dos sindicatos como instrumento de organização dos trabalhadores. Também destacavam que: as lutas dos trabalhadores devem ter independência de todo partido político; as conquistas devem ser fruto da ação direta dos trabalhadores contra os governos e patrões; as reivindicações econômicas são o elemento de atração dos trabalhadores para as lutas.

Desse modo, a relação entre o anarquismo e o sindicalismo se dá a partir do fortalecimento que os militantes anarquistas promovem estimulando a participação dos trabalhadores no sindicato. De modo algum o anarquismo pretende se apropriar do sindicato para propagar a sua ideologia. O sindicato é uma forma de organização que é patrimônio dos trabalhadores, portanto, nenhuma ideologia deve converter um sindicato a sua maneira de pensar. Essa bandeira os anarquistas defendem quando se fala no princípio da independência de classe.

Dentro dos sindicatos os anarquistas defendem a democracia direta e o protagonismo dos trabalhadores na tomada das decisões em oposição ao centralismo e a burocratização que afastam e desestimulam a participação.

Portanto, o que o anarquismo tem para contribuir com o sindicalismo é um conjunto de princípios e métodos, entre esses: a democracia direta, a solidariedade de classe, a independência de classe e a ação direta. Esse conjunto de idéias forma parte de uma tradição no movimento sindical chamada de sindicalismo revolucionário. E foi justamente a tradição do sindicalismo revolucionário que no Brasil e no mundo impulsionou as primeiras greves gerais e as conquistas de direitos históricos para a classe trabalhadora.

Enfim, ao contrário de alguns que propagam a ignorância, a proposta anarquista está baseada na educação pelos fatos, estimulando que os trabalhadores construam a consciência através das práticas cotidianas e não sejam enganados pelas mentiras e promessas dos discursos oportunistas.

Federação Anarquista Gaúcha

11 de maio de 2011

Related Link: http://www.vermelhoenegro.co.cc
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

http://www.anarkismo.net/article/19698

Anarkismo.net is a international anarchist-communist news service