user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Nota da FAG aos Municipários de Cacheirinha

category brazil/guyana/suriname/fguiana | história do anarquismo | comunicado de imprensa author Sunday May 29, 2011 17:52author by Federação Anarquista Gaúcha - FAG Report this post to the editors

Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia...


Anarquismo e Sindicalismo


Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia.

O anarquismo é uma ideologia que nasce junto com as idéias socialistas no século XIX. Naquele período o anarquismo acompanhou e até hoje está aliado aos trabalhadores que lutam e sonham com uma transformação profunda dessa sociedade desigual dominada pelo sistema capitalista.

A própria organização dos trabalhadores nos seus primeiros sindicatos surge na mesma época em que nasce a ideologia anarquista. Quando foi formada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), Bakunin e outros anarquistas pontuavam a importância dos sindicatos como instrumento de organização dos trabalhadores. Também destacavam que: as lutas dos trabalhadores devem ter independência de todo partido político; as conquistas devem ser fruto da ação direta dos trabalhadores contra os governos e patrões; as reivindicações econômicas são o elemento de atração dos trabalhadores para as lutas.

Desse modo, a relação entre o anarquismo e o sindicalismo se dá a partir do fortalecimento que os militantes anarquistas promovem estimulando a participação dos trabalhadores no sindicato. De modo algum o anarquismo pretende se apropriar do sindicato para propagar a sua ideologia. O sindicato é uma forma de organização que é patrimônio dos trabalhadores, portanto, nenhuma ideologia deve converter um sindicato a sua maneira de pensar. Essa bandeira os anarquistas defendem quando se fala no princípio da independência de classe.

Dentro dos sindicatos os anarquistas defendem a democracia direta e o protagonismo dos trabalhadores na tomada das decisões em oposição ao centralismo e a burocratização que afastam e desestimulam a participação.

Portanto, o que o anarquismo tem para contribuir com o sindicalismo é um conjunto de princípios e métodos, entre esses: a democracia direta, a solidariedade de classe, a independência de classe e a ação direta. Esse conjunto de idéias forma parte de uma tradição no movimento sindical chamada de sindicalismo revolucionário. E foi justamente a tradição do sindicalismo revolucionário que no Brasil e no mundo impulsionou as primeiras greves gerais e as conquistas de direitos históricos para a classe trabalhadora.

Enfim, ao contrário de alguns que propagam a ignorância, a proposta anarquista está baseada na educação pelos fatos, estimulando que os trabalhadores construam a consciência através das práticas cotidianas e não sejam enganados pelas mentiras e promessas dos discursos oportunistas.

Federação Anarquista Gaúcha

11 de maio de 2011

Related Link: http://www.vermelhoenegro.co.cc

This page has not been translated into Kreyòl ayisyen yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]