preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

Okupação Cine São José - Campina Grande, Paraíba, Brazil.

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | news report author Wednesday April 25, 2012 10:43author by Domingos Lacerda de Moura Segnalare questo messaggio alla redazione

Desde o dia 11 de Maio de 2010 o Cine São José está ocupado por estudantes e ativistas culturais sensibilizados com o descaso que tomava conta do velho prédio situado nas imediações do centro da cidade de Campina Grande PB.
okupa_campina.jpg

Desde o dia 11 de Maio de 2010 o Cine São José está ocupado por estudantes e ativistas culturais sensibilizados com o descaso que tomava conta do velho prédio situado nas imediações do centro da cidade de Campina Grande PB.
O antigo cinema,construído em 1945,era um espaço destinado a socialização e ao lazer, principalmente das camadas mais simples da cidade. Na década de 70, o velho cinema fecha suas portas.
Após o dos primeiros meses de ocupação, o local passou um períodos sem atividades e esquecidos. Entretanto, entre os fins do ano de 2011 e o início do ano de 2012, a ocupação ganhou novo fôlego a partir das iniciativas de coletivos, indivíduos e ativistas libertários/independentes. Oficinas, debates, encontros vem sendo realizados periodicamente por grupos e pessoas cansadas de esperar por ajudas dos poderes públicos.
Segundo um dos integrantes desses coletivos o motivo do afastamento da mídia e dos ditos artistas "oficiais" da cidade foi o seguinte:

"Porque as pessoas se afastaram dessa movimentação? Simples de responder essa pergunta: muitos querem as coisas fáceis e tudo prontinho. Mover esse espaço não era fácil, se você quisesse fazer um evento lá o Cine São José estava de portas abertas para você. A única coisa que necessitava era de esforço, era querer fazer, era colocar a mão na massa. Por isso que muitos se afastaram."

De acordo com os individuos e coletivos libertários que cuidam do local, a única exigência para a utilização do espaço é "é mantê-lo limpo e em ordem para que assim continuem as movimentações."

Link esterno: http://heresia-coletiva.blogspot.com.br/
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]