user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Mobilizações populares no Rio de Janeiro

category brazil/guyana/suriname/fguiana | ambiente | news report author Sunday July 01, 2012 02:36author by Federação Anarquista do Rio de Janeiro - FARJ Report this post to the editors

Estas últimas semanas foram repleta de atos e manifestações. No contexto da greve da educação e das movimentações da chamada Cúpula dos Povos, muitos movimentos sociais e organizações políticas saíram a rua para demonstrar sua indignação contra o governo e o capitalismo “verde”.
rio1.jpg

Nesse contexto, nós da FARJ, organização integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), contribuímos humildemente com a nossa militância nas ruas, nos somando a diferentes movimentos sociais e organizações políticas. Estivemos presente com maior ou menor intensidade nas manifestações dos trabalhadores da educação (federais e estaduais), contra o despejos e as remoções (e a farsa da Rio + 20), na ocupação da Via Campesina ao espaço da CNA na Rio + 20, e por fim, no grande ato da cúpula dos povos, que reuniu cerca de 50 mil trabalhadores/as no centro do Rio de Janeiro.

Juntos aos movimentos sociais que estamos atuando (Movimento dos Trabalhadores Desempregados Pela Base, Centro de Cultura Social e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a tendência política Organização Popular acreditamos que só a luta popular e a auto-organização da classe nas fábricas, nos bairros, nas periferias, nos campos e nas ruas poderá garantir o processo de ruptura e revolução social. Este processo pressupõe romper com a lógica burocrática das urnas e dos mandatos, assim como, fortalecer o protagonismo popular em oposição ao reformismo da atuação de partidos e forças políticas que tentam “reformar” o capitalismo.

O capitalismo verde é uma farsa fabricada pelos mesmos que nos oprimem cotidianamente. Um novo modelo energético e produtivo depende do controle popular dos meios de produção, da terra e das reservas energéticas. A produção agrícola em harmonia com o meio ambiente passa pela luta de ocupação nas terras contra o latifúndio e o agronegócio.

Acreditamos que a ação direta nas ruas e no campo deve ser fortalecida cotidianamente com o trabalho de base dos militantes nos locais de moradia, estudo e trabalho do conjunto dos oprimidos.

Construir um povo forte é uma necessidade de todos/as os/as oprimidos/as!

Related Link: http://anarquismorj.wordpress.com

rio2.jpg

rio3.jpg

rio4.jpg

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]