user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week
Recent articles by Adriano
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana Community struggles

Αγροοικολογ^... Dec 02 20 by BRRN

El Terrorismo de Estado en Curitiba (Paraná, Brasil) Dec 19 18 by Colectivo Anarquista Lucha de Classe

Terrorismo de Estado em Curitiba, Brasil Dec 19 18 by Coletivo Anarquista Luta de Classe

Sem tetos promovem luta por moradia

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | news report author Thursday May 18, 2006 02:15author by Adriano - Resistência Popularauthor email ca_zpalmares at yahoo dot com dot br Report this post to the editors

Moradores de 4 ocupações realizaram uma marcha no centro da cidade

Moradores de 4 ocupações realizaram uma marcha no centro da cidade de Passo Fundo-RS e se dirigiram à Prefeitura para reivindicar projetos de moradias populares pelo poder público municipal, a marcha reuniu cerca de 120 pessoas com faixas e bandeiras. Na marcha foi denunciado o descaso, pela atual administração (Aírton Dipp- PDT), para com a construção de moradias populares, pois estando já na metade de sua gestão, até agora foi construída somente uma habitação popular por determinação judicial.


Sem tetos promovem luta por moradia em Passo Fundo-RS



Por: Resistência Popular

Moradores de 4 ocupações realizaram uma marcha no centro da cidade de Passo Fundo-RS e se dirigiram à Prefeitura para reivindicar projetos de moradias populares pelo poder público municipal, a marcha reuniu cerca de 120 pessoas com faixas e bandeiras. Na marcha foi denunciado o descaso, pela atual administração (Aírton Dipp- PDT), para com a construção de moradias populares, pois estando já na metade de sua gestão, até agora foi construída somente uma habitação popular por determinação judicial.

A ocupação do Bairro Manoel Corralo (43 famílias), aguarda a 4 anos por regularização dos lotes, no bairro Jaboticabal (25 famílias), a espera dura 3 anos e meio, no bairro Bom Jesus, (35 Famílias), esperam a mais de 2 anos, e no bairro José Alexandra Záchia, a maior ocupação da cidade com 200 famílias, que completará um ano dia 28 de maio, ainda aguardam a aquisição da área pela prefeitura, área que atualmente pertence a Corsan - Companhia Riograndense de Saneamento, que já se propôs a repassar o local para a prefeitura para a realização de projeto de moradias populares.

A marcha encerrou no pátio da prefeitura, onde os manifestantes exigiram uma audiência com o prefeito, foram informados pelo Chefe de Gabinete que o prefeito se encontrava em Brasília. Mesmo assim foi realizada uma audiência com o Secretário da Habitação, Secretário do Planejamento, Secretaria de Obras, Procuradoria Geral do Município e Chefe do Gabinete do Prefeito onde foi apresentada a pauta reivindicações e ficou acertada uma audiência com o Prefeito Airton Dipp para sexta-feira, dia 20/05 as 11:00 horas.

A mobilização contou com apoio e participação da Resistência Popular - Ocupação Bairro Záchia, MNLM, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Rodoviários, Conlutas, Núcleo Passo Fundo Cpers Sindicato-, (sindicato dos professores e funcionários de escola).

Ocupação Bairro Záchia – Área da Corsan: Exemplo de luta e organização.

A ocupação do Bairro Záchia - com aproximadamente 80 pessoas na marcha, foi a que mais chamou atenção da população da cidade com suas faixas, bandeiras, jovens batendo tambores, e com muita disposição e garra, os ocupantes demonstraram que apesar de estarem a um ano esperando a regularização do local por parte da prefeitura, o ânimo não diminuiu e existe muita disposição para luta. Cabe ressaltar que em um ano essa é a sexta mobilização realizada por esta ocupação, as outras mobilizações foram:

1- Dia 16/07/2005- marcha até o fórum da cidade, passando por vários bairros da periferia, uma semana após as famílias terem ocupado a área, na data do julgamento do pedido de reintegração de posse, marcha com aproximadamente 500 pessoas onde foi conquistado o repasse da área da CORSAN para a prefeitura, para a construção de moradias populares.

3- Setembro de 2005- 80 ocupantes pressionam a câmara de vereadores do município para a inclusão da área no Plano Diretor do Município como ZEIS, (Zona Especial de Interesse Social), e a mudança de área rural para área urbana, em uma semana o projeto foi aprovado.

4- Dia 12/10/2005- Cerca de 70 representantes das famílias da área ocupada no bairro Záchia, ocupam a Secretária da Habitação do Município reivindicando o encaminhamento de projetos e regularização da área ocupada.

5- 14/11/2005- Marcha até o fórum da cidade, com aproximadamente 200 pessoas, onde a Secretaria da Habitação ficou obrigada de no prazo de 45 dias realizar a pesquisa sócio-econômica dos ocupantes para inclusão em projetos habitacionais, apresentação de projetos habitacionais para a área ocupada. Em 45 dias assistência social da secretaria realizou visitas domiciliares a 203 famílias, e no prazo apresentou em Juízo a Pesquisa Sócio-econômica e projeto para a área.



Luta e resistência!

author by Evandro Couto - FAGpublication date Thu May 18, 2006 09:55author address author phone Report this post to the editors

Vamo arriba compas!!! Fazer da peleia que vem debaixo escola de dignidade.

author by lutador popularpublication date Thu May 18, 2006 10:09author address author phone Report this post to the editors

fotos da ação em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/353480.shtml http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/353507.shtml

Related Link: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/353507.shtml
author by Evandro Coutopublication date Fri May 19, 2006 22:55author address author phone Report this post to the editors

Ala puxa tchê bagual!!! Não podemo se entrega pros homi de jeito nenhum!
Vamo arriba que o presente é de peleia e o futuro é nosso.

 

This page has not been translated into Ελληνικά yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]