Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Workplace struggles

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

BANRISUL QUE PERSEGUE SEUS FUNCIONÁRIOS!/¡BANRISUL QUE PERSECE SUS FUNCIONARIOS!

category brazil/guyana/suriname/fguiana | workplace struggles | chamada / petição author Friday August 25, 2017 01:04author by Resistencia Popular Sindical - RS Report this post to the editors

4 CAIXAS, 1 QUE TEM QUE SAIR:
SAI O “MAIS PRODUTIVO”, O SEGUNDO COM MENOS TEMPO DE CASA
JUSTO AQUELE QUE SE DEDICA AO MOVIMENTO SINDICAL
POR QUÊ?

[ESPAÑOL] 4 CAJAS, 1 QUE TIENE QUE SALIR
SALE EL "MÁS PRODUCTIVO", EL SEGUNDO CON MENOS TIEMPO DE CASA
JUSTO AQUEL QUE SE DEDICA AL MOVIMIENTO SINDICAL
¿POR QUÉ?
photo_20170823_141437.jpg

Era uma vez uma agência do Banrisul na zona norte com um gerente que tinha ares de ex superintendente. Esse gerente recebe a ordem de tirar um dos seus quatro caixas. Na sua cabeça, a escolha parece óbvia. Assim, chama o escolhido após o expediente para uma reunião a fim de lhe comunicar a perda de 1/3 da sua remuneração. Esse escolhido, por sinal, era o único dentre os caixas que concorrera nas eleições para o sindicato. O caixa então questiona qual o critério da escolha. “Tempo de banco”, responde o gerente. “Mas eu não sou o caixa mais novo”, responde o caixa. “Tempo de agência”, corrige o gerente, forçando assim o chapéu até que sirva no caixa. “Produtividade não seria um critério coerente”, complementa o gerente de um banco que respira metas, sabendo que o caixa escolhido já fora diversas vezes elogiado nesse quesito. “A decisão está tomada, não há mais nada a fazer.”
Para completar, esta mesma agência já foi multada duas vezes pelo Procon por não cumprir com limite de tempo de espera na fila dos caixas. Se a incoerência por parte do banco é o que impera, a retaliação política é o que sobra para justificar a situação.

Como explicar isso, Banrisul?

NADA DE DIVIDIR OS FUNCIONÁRIOS: NENHUM CAIXA A MENOS!
Entretanto, não fazemos aqui defesa de que o militante sindical mereça qualquer tipo de privilégio. Todos que recebem a função contam com o dinheiro para se manter. Sabemos bem que o banco pode tentar colocar os colegas contra o caixa perseguido, mudando sua escolha e culpando o colega que não se calou pelo fato de outro ter seu salário reduzido. A luta de um é a luta de todos: NENHUM CAIXA A MENOS!

A REESTRUTURAÇÃO VELADA NO BANRISUL
Ainda que não tenha sido anunciado (a exemplo da CEF e do BB), o Banrisul passa na prática por um processo de reestruturação. A redução do número de caixas é um reflexo dessa política, que opera sob a lógica do privado dentro de um banco público. Antes de ter que apresentar bons números aos seus
acionistas, o Banrisul tem outros papéis muito mais importantes a desempenhar na economia gaúcha. E NÃO É um deles arruinar a vida de seus funcionários em nome de uma maior margem de lucros.

E O Sindbancários Porto Alegre?]
A direção cutista do sindicato segue agindo como de costume, deixando com que militantes de oposição sejam perseguidos livremente pelos bancos.Neste caso em específico, segura a eleição para delegado sindical do caixa perseguido, promete conversas com diretores do banco, mas se mostra pouco ou nada disposta a fazer o enfrentamento contra os patrões!

CONTRA TODAS AS PERSEGUIÇÕES
POR NENHUM CAIXA A MENOS!

#oBancoQuePersegueOsGauchos #banriperseguição #nenhumcaixaamenos

[ESPAÑOL]

Era una vez una agencia del Banrisul en la zona norte con un encargado que tenía aires de ex superintendente. Este gerente recibe la orden de sacar una de sus cuatro cajas. En su cabeza, la elección parece obvia. Así, llama al elegido después del expediente para una reunión para comunicarle la pérdida de 1/3 de su remuneración. Ese escogido, por cierto, era el único de las cajas que concurrió en las elecciones al sindicato. El cuadro entonces cuestiona cuál es el criterio de la elección. "Tiempo de banco", responde el gerente. "Pero no soy el más nuevo empleado", responde el compa. "Tiempo de agencia", corrige el gerente, forzando así la situación hasta que sirva al compañero caja. "La productividad no sería un criterio coherente", complementa el gerente de un banco que respira metas, sabiendo que el cuadro escogido ya había sido varias veces elogiado en ese aspecto. "La decisión está tomada, no hay nada más que hacer.

Para completar, esta misma agencia ya fue multada dos veces por el  Procon por no cumplir el límite de tiempo de espera en la cola de cajas. Si la incoherencia por parte del banco es lo que prevalece, la represalia política es lo que queda para justificar la situación.

¿Cómo explicar esto, Banrisul?

NADA DE DIVIDIR LOS FUNCIONARIOS: NINGÚN CAJA A MENOS!
Sin embargo, no hacemos aquí defensa de que el militante sindical merezca cualquier tipo de privilegio. Todos los que reciben la función cuentan con el dinero para mantenerse. Sabemos bien que el banco puede intentar poner a los compañeros de trabajo contra el cuadro perseguido, cambiando su elección y culpando al compañero que no se calló por el hecho de que otro tenga su salario reducido. La lucha de uno es la lucha de todos: ¡NINGÚN CAJA A MENOS!

LA REESTRUCTURACIÓN VELADA EN EL BANRISUL Aunque no se ha anunciado (a ejemplo de la CEF y del BB), el Banrisul pasa en la práctica por un proceso de reestructuración. La reducción del número de cajas es un reflejo de esa política, que opera bajo la lógica del privado dentro de un banco público. Antes de tener que presentar buenos números a sus usuarios los accionistas, el Banrisul tiene otros papeles mucho más importantes que desempeñar en la economía gaúcha. Y NO ES uno de ellos arruinar la vida de sus empleados en nombre de un mayor margen de ganancias.

¿Y EL Sindbancários Porto Alegre?

La dirección cutista del sindicato (CUT) sigue actuando como de costumbre, dejando con que militantes de oposición sean perseguidos libremente por los bancos. En este caso en específico, sostiene la elección para delegado sindical del cuadro perseguido, promete conversaciones con directivos del banco, pero se muestra poco o nada dispuesto a hacer el enfrentamiento contra los patrones.

¡CONTRA TODAS LAS PERSECUCIONES! ¡POR NINGÚN CAJA A MENOS!

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Workplace struggles | pt

Fri 29 Mar, 13:37

browse text browse image

signalattachment20190430172814.jpeg imageO 1º de Maio e a Luta contra a Reforma da Previdência: Construir uma Greve Geral desde a base para d... 20:41 Wed 01 May by Coordenação Anarquista Brasileira 0 comments

O ajuste neoliberal no Brasil e na América Latina avança. Direitos históricos da classe trabalhadora e conquistas das lutas sociais estão sendo ou foram destruídos. Começou com o florestal. Avançou sobre o trabalhista. Desmantelou o minerário. Mexeu com o civil e agora quer acabar com o sistema de seguridade social. Este é composto por tripé: saúde, previdência e assistência social. Juntos eles garantem minimamente mecanismos de divisão de renda e pequenos avanços na justiça social tão cara neste continente. Foi produto de acumulo de lutas de nossa classe que começou com o sindicalismo revolucionário no início do século XX se estendeu por todo esse século. O pacto de classes da constituição de 88 absorveu parte das demandas acumuladas e arrebentadas pelo calor das lutas do movimento sindical e popular, mas por outro lado reservou a espada da exceção para cravar nos setores negros e populares que nunca tiveram lugar na democracia burguesa.

460_0___30_0_0_0_0_0_17626668_1508526595825560_1799299064694025669_n.jpg imageRepressão e prisões em Cachoeirinha 02:13 Fri 31 Mar by Solidariedade 0 comments

Solidariedade aos municipários de Cachoeirinha.

fob.jpg imageSolidariedade aos companheiros e companheiras da FOB de Rosário 19:28 Mon 07 Apr by Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) 0 comments

Difundimos a mensagem de denúncia dos atentados e ameaças que companheiros e companheiras da Federación de Organizaciones de Base (FOB) de Rosário têm sofrido por parte do crime organizado articulado com membros do Estado.

fag.jpeg imageÉ hora de avançar! 23:47 Mon 08 Apr by Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

É hora de reforçarmos o espírito de seguir ocupando as ruas, exercendo a ação direta, não se intimidando com a ação repressiva da brigada e muito menos com a campanha de difamação que nesse momento desenvolve a grande imprensa. Nessa guerra psicológica, joga um papel especial a RB$ e seu gorila de plantão, Lasier Martins. Não podemos confundir opinião pública com a agitação destes meios, que mais do que nunca, exercem o papel de aparelho ideológico das companhias de ônibus e da administração Fortunatti (PDT). Sabemos, e temos presenciado nos atos e pontos de ônibus, em nossos locais de trabalho e estudo, que aqueles/as que de fato necessitam de ônibus, em sua grande maioria estão solidários/as conosco e, é essa a opinião que nos interessa, uma opinião de classe, dos/as trabalhadores/as, desempregados/as, dos/as oprimidos/as desta cidade!

graficoscearaluta.jpg imageTrabalhadores gráficos do Ceará en luta 03:03 Sat 02 Jun by Organização Resistência Libertária 0 comments

Expressamos por esta carta nosso total apoio e solidariedade a vocês trabalhadores(as) gráficos do Ceará, que estão em greve há mais de 14 dias.

panfleto1demaio.jpg image1º de Maio: Dia do Trabalhador! 22:56 Wed 02 May by Coletivo Anarquista Bandeira Negra 0 comments

1º de Maio não é festa! Está na hora de ver o horizonte à frente e buscar outra sociedade, livre de exploração, desigualdade e miséria. O ideal de uma vida conquistada pela solidariedade e na luta.

textSe morar é um direito, ocupar é um dever 13:34 Tue 14 Apr by Vermelho e Negro - FAO 0 comments

Nos anos 80 a cidade de Feira de Santana foi sacudida por uma onda de ocupações urbanas por parte do Movimento dos Sem Teto de Feira de Santana, e uma figura se destacava no meio de tantas pessoas que arriscavam suas vidas para conseguir um terreno e um teto, era George Américo. Assassinado em maio de 1988, com 27 anos, George Américo participou de cerca de 20 ocupações urbanas na cidade, sendo a principal delas e a maior já realizada em Feira de Santana, a ocupação do antigo Campo de Aviação que deu origem ao bairro que hoje leva seu nome.

textNosso Trabalho com as Ocupações e a FIST 04:04 Sat 15 Dec by Federação Anarquista do Rio de Janeiro 0 comments

Artigo que trata do trabalho da FARJ com as ocupações urbanas cariocas, da nossa concepção de organização anarquista, e das relações com a Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST).

imageSindicalismo e Ação Direta Sep 18 by Coordenação Anarquista Brasileira 0 comments

No primeiro semestre de 2014, a luta de diversas categoriais de trabalhadores (as) ganharam as ruas para o desespero de patrões e governos. O contra-ataque dos poderosos teve a ajuda da grande mídia, que tentou criminalizar os protestos e desmobilizar os lutadores. Isso ocorreu antes, durante e depois da Copa do Mundo, momento em que os noticiários buscavam legitimar as ações violentas dos aparelhos repressivos do Estado e seus governantes. Na sequência, vieram também as perseguições políticas e prisões de dezenas de manifestantes de forma autoritária, violando os meios democráticos e direitos humanos. [English]

imageO Sindicato Feb 16 by Franz Ícaro de Sá Silva 0 comments

De início, uma advertência aos incautos: O subtítulo é uma sátira a uma afirmação do atual presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (SINDSERM), onde o mesmo, durante uma conversa, declarou que o sindicato "é uma instituição burguesa como outra qualquer".

imageGreve dos rodoviários Feb 10 by Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Completaram duas semanas da greve dos rodoviários e neste momento estamos diante de um aumento do ataque dos patrões e seus aliados: a grande mídia, a prefeitura e o judiciário. Ao longo desses dias os companheiros vivenciaram a perseguição patronal através das ameaças, do corte do ponto e da suspensão do plano de saúde. Apesar das dificuldades, os piquetes continuaram firmes fazendo cumprir a decisão soberana da assembléia em manter a greve. Diante desse contexto, é importante fazermos uma avaliação do atual momento em que se encontra essa luta para superar os desafios que o inimigo de classe nos impõe.

imageO novo ministério para o aliado de ocasião May 11 by Bruno Lima Rocha 0 comments

Afif já encarnou o rótulo de camaleão da política, as imagens apenas materializam o conceito do ex-apoiador da ditadura agora travestido de vice-governador dos Bandeirantes e ministro de quase nada no Planalto.

imageQue sindicalismo é esse? Jul 23 by Bruno Lima Rocha 0 comments

Movimento sindical vive dilema de ter recursos e estar subordinado ao governo.

more >>

imageO 1º de Maio e a Luta contra a Reforma da Previdência: Construir uma Greve Geral desde a base para d... May 01 CAB 0 comments

O ajuste neoliberal no Brasil e na América Latina avança. Direitos históricos da classe trabalhadora e conquistas das lutas sociais estão sendo ou foram destruídos. Começou com o florestal. Avançou sobre o trabalhista. Desmantelou o minerário. Mexeu com o civil e agora quer acabar com o sistema de seguridade social. Este é composto por tripé: saúde, previdência e assistência social. Juntos eles garantem minimamente mecanismos de divisão de renda e pequenos avanços na justiça social tão cara neste continente. Foi produto de acumulo de lutas de nossa classe que começou com o sindicalismo revolucionário no início do século XX se estendeu por todo esse século. O pacto de classes da constituição de 88 absorveu parte das demandas acumuladas e arrebentadas pelo calor das lutas do movimento sindical e popular, mas por outro lado reservou a espada da exceção para cravar nos setores negros e populares que nunca tiveram lugar na democracia burguesa.

imageRepressão e prisões em Cachoeirinha Mar 31 Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Solidariedade aos municipários de Cachoeirinha.

imageTrabalhadores gráficos do Ceará en luta Jun 02 ORL 0 comments

Expressamos por esta carta nosso total apoio e solidariedade a vocês trabalhadores(as) gráficos do Ceará, que estão em greve há mais de 14 dias.

image1º de Maio: Dia do Trabalhador! May 02 CABN 0 comments

1º de Maio não é festa! Está na hora de ver o horizonte à frente e buscar outra sociedade, livre de exploração, desigualdade e miséria. O ideal de uma vida conquistada pela solidariedade e na luta.

© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]