user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

[Feira/Bahia] Mais luta pelo transporte público...

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | news report author Friday May 26, 2006 04:04author by estudantes em luta! Report this post to the editors

O ato contou cerca de 100 pessoas, uma quantidade expressiva visto que o ato foi feito sem mobilização previa por conta da paralisação dos professores e funcionários da Universidade, que ocorreu nos dias anteriores.


[Feira/Bahia] Mais luta pelo transporte público...

O Movimento de Luta pelo Transporte Público - MLTP não para e organizou mais um ato nesta quarta feira, dia 24 de maio. Dando prosseguimento ao processo de luta pela redução da tarifa, pelo passe livre e contra a bilhetagem eletrônica e o “passe legal” (cartão que limita a meia-passagem). Os/as manifestantes organizados pelo pólo/UEFS do MLTP, fecharam uma das BRs que da acesso à cidade, nas proximidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O ato contou cerca de 100 pessoas, uma quantidade expressiva visto que o ato foi feito sem mobilização previa por conta da paralisação dos professores e funcionários da Universidade, que ocorreu nos dias anteriores. Mesmo assim o arrastão que saiu do último modulo da UEFS, juntou muita gente e seguiu em direção à BR que ficou fechada por quase uma hora e repercutiu na grande mídia local.

Desta vez provavelmente “por conta da respeitabilidade acadêmica” a polícia militar enviou apenas uma viatura com alguns “capitães-do-mato”, diferentemente do que normalmente faz no centro.

Um outro ato, também ocorreu na quarta só que pela manhã e também repercutiu na grande mídia, organizado por uma entidade estudantil secundarista local que é filiada à UBES/ABES, e que não faz parte do Movimento de Luta pelo Transporte Público. O ato teve como pauta apenas o pagamente direto da meia tarifa e o fim da limitação, que será novamente votado na câmara, visto que a lei que já tinha passado não foi nem sancionada, nem vetada pelo prefeito. Uma das portas de vidro interna da câmara de vereadores foi quebrada e os estilhaços feriram uma funcionária, motivo como sempre para a mídia local “descer o pau”. Nós, estudantes e trabalhadores, organizados no MLTP somos solidários aos estudantes que foram ás ruas, mais não a uma suposta vanguarda que por motivos oportunistas tenta dividir o movimento em torno do transporte público na cidade. É usa a velha formula de botar gente na rua, para cooptar para a entidade... para a juventude... para o partido. Dando mais valor à auto-promoção, que para a luta em si. Contudo, na conjuntura local o Movimento de Luta pelo Transporte Público, que é autônomo e independente vem com muito mais força e com mais capacidade de mobilização e agrupando mais setores.

Redução imediata da Tarifa! Passe Livre já! Ação direta popular para derrotar os tubarões do transporte!

Movimento de Luta pelo Transporte Público

Algumas das palavras de ordem puxadas durante o ato:
))) O Sincol-col, engorda o caixa. Aumenta passageiro e a passagem não abaixa!
))) Nem passe legal, nem limitação! Eu quero Passe Livre, pago pelo tubarão!

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]