user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week
Recent articles by Comissão administrativa provisória
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Iberia Workplace struggles

1907 di Fulvio Caporale Jun 15 21 by Lucio Di Stefano

Declaración conjunta de apoyo a las movilizaciones del pueblo catalán Oct 29 19 by Diversas organizaciones políticas anarquistas

Nuevas tecnologías en el trabajo. El panóptico laboral Jul 14 19 by José Luis Carretero Miramar

[Portugal] Adere ao Sindicato de base! ACInterpro!

category iberia | workplace struggles | comunicado de imprensa author Thursday June 01, 2006 23:54author by Comissão administrativa provisória - ASSOCIAÇÃO DE CLASSE INTERPROFISSIONALauthor email acintepro at gmail dot com Report this post to the editors

Apelo e Comunicado da ACInterpro

Governo e “maioria” do P”S” querem escravizar-nos AINDA MAIS

Os professores portugueses mais uma vez traídos

Estatuto da Carreira Docente (ECD) sob grave ameaça.

O ataque ao ECD começou logo no início deste governo.
Vulnerar o nosso ECD e transformá-lo em mais um papel sem valor ou uma coisa ainda pior ... uma canga que obriga os professores a arrastarem-se miseravelmente por um percurso de obstáculos e minas para alcançar a tão almejada reforma, mas na realidade, uma miragem, pois quando lá chegarem não haverá senão uma esmolinha, o que quer dizer que andamos a ser roubados HOJE, mas só sentiremos na pele as consequências quando nos reformarmos.... tudo isto está dentro desta lógica neoliberal.

Governo e “maioria” do P”S” querem escravizar-nos AINDA MAIS

Apenas uma greve geral aos exames com todo o vigor e com toda a coragem e com a MOBILIZAÇÃO UNITÁRIA, ISTO É TODOS OS SINDICATOS EXISTENTES ESTÃO CONVIDADOS A ADERIR E APOIAR, PARTICIPANDO DE FORMA ACTIVA NA CAMPANHA, além claro, de todos os militantes sociais, desde que compreendam que isto é uma LUTA SINDICAL, NÃO É UMA LUTA PARTIDÁRIA.
Para nos unirmos, é preciso definir quais os pontos do ECD que consideramos NÃO SUSCEPTÍVEIS DE ALTERAÇÃO, QUAIS OS PONTOS NEGOCIÁVEIS, e destes, QUAL O SENTIDO PRECISO E OS LIMITES PRECISOS NOS QUAIS DEVE MOVER-SE A COMISSÃO NEGOCIADORA.
Deve ser uma frente negociadora única, COM DELEGAÇÕES CONJUNTAS, com todos os representantes de todos os sindicatos que queiram aderir.
SE NÃO AGIREM ASSIM, SÃO CRIMINOSOS POR CONIVÊNCIA, MAIS UMA VEZ. Passarão a ter ainda mais responsabilidades pela PRECARIEDADE instaurada e agravada.

É legítimo e saudável que os professores, mormente os que têm experiência
de luta e de cargos sindicais, exponham o seu ponto de vista, em público,
acerca das tomadas de posição e os comportamentos, tácticos e estratégicos,
das forças sociais e sindicais em presença.
Ora, acontece que, mau grado a fragmentação em numerosos sindicatos,
em concorrência uns com os outros, todos eles possuem uma orientação corporativista (sindicatos “de professores” e não de “ramo de ensino”, estes agrupariam várias “classes profissionais” numa estrutura única).

A FENPROF(1) diz ser o sindicato mais representativo. Será mais representativo em termos de sócios inscritos, mas não há ninguém que nos possa representar “A PRIORI”, que possa falar em nosso nome, a não ser que seja uma entidade, não apenas que nos ausculte constantemente, mas sobretudo que promova no nosso seio a discussão e tomada de decisão em assembleias de base, núcleos de escola ou de agrupamento, que deveriam reunir-se regularmente e deveriam dar indicações ou mandatos, precisos e temporalmente definidos para delegados e dirigentes os terem na devida conta. Além disso, os delegados e dirigentes deveria haver mecanismos de funcionamento interno dos sindicatos que impedissem que eles jamais pudessem produzir propostas negociais e um caderno reivindicativo, nem sequer propostas de luta, sem a aprovação concreta e explícita dos seus conteúdos pelos interessados.
Infelizmente, nada disto acontece na generalidade dos sindicatos da CGTP e da FENPROF, tendo somente alguns núcleos isolados dos sindicatos um comportamento mais ou menos correcto. Contam-se pelos dedos de uma mão na região de Lisboa, no caso dos professores, sendo estes sistematicamente marginalizados e tratados com arrogância por uma direcção e um executivo composto pelas mesmas pessoas desde há décadas (como se fosse profissão ser membro da direcção de um sindicato!).
Não admira assim que estejamos impossibilitados de lutar e de vencer.
Estamos amarrados pés e mãos, porque não expulsamos das direcções esses burocratas e não damos – nós - as indicações vinculativas às direcções.

Deixarmos que se perpetue esse desrespeito pela nossa voz, pois somos teoricamente "donos" dos sindicatos, não é aceitável.
É dificilmente compreensível numa categoria profissional como a dos professores: estes são quase todos possuidores de licenciatura, têm pois uma cultura muito superior à média, mas infelizmente não apresentam cultura nestes assuntos !!!

Adere ao Sindicato de base! ACInterpro (2)!

Adere à Federação Europeia de Sindicalismo Alternativo, FESAL-E (3)!


(1) Federação Nacional de Professores, integrada na CGTP-IN (Confederação
de influência “comunista” e membro da CES, Confederação Europeia de Sindicatos)

(2) Associação de Classe Interprofissional, sindicato de base em organização,
ver em
http://luta-social.blogspot.com/2006/05/fundao-de-sindicato-de-base-e.html
http://www.anarkismo.net/newswire.php?story_id=3051

(3) FESAL-E, Federação Europeia de Sindicalismo Alternativo-Educação, ver em http://www.anarkismo.net/newswire.php?story_id=2553
http://www.fesal.it/coststatutoloca2006port.htm

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]