user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week

[Portugal] Lutemos contra as farsas do poder.

category iberia | workplace struggles | comunicado de imprensa author Saturday January 13, 2007 20:11author by AC-Interpro (Portugal) - Associação de Classe Interprofissional Report this post to the editors

MANIFESTO PELA LIBERDADE SINDICAL

Primeiro exigiram que nós estivéssemos dentro dos cânones formais da lei. Nós cumprimos, mas as nossas propostas eram demasiado «ousadas» para eles. Então, eles decidiram inventar «razões» que lhes permitissem decretar a extinção da nossa Associação.

[de www.acinterpro.org ]
Primeiro exigiram que nós estivéssemos dentro dos cânones formais da lei. Nós cumprimos, mas as nossas propostas eram demasiado «ousadas» para eles. Então, eles decidiram inventar «razões» que lhes permitissem decretar a extinção da nossa Associação. Dizem por exemplo que a lei não nos permite ter estudantes no nosso sindicato e que não temos o direito de definir princípios mínimos de ética e de organização, com os quais os associados devem concordar para integrar o sindicato.

Claro que sabíamos que o Estado se sabe defender e sabe quem são os seus adversários mais consequentes.

Mas apostámos no exemplo de outros países da Europa, onde sindicatos deste tipo são aceites e reconhecidos, pois se trata de Direitos Humanos fundamentais: a liberdade de organização; o direito de nos regermos como associação na independência total, em relação a grupos de pressão de qualquer natureza e em relação ao Estado.

Isto, eles não estavam dispostos a ceder.

Movendo-nos um processo, desmascaram-se, pois vêm anular, com formalismos ridículos, o nosso direito fundamental de cidadãos e de trabalhadores em nos organizarmos como entendermos em Associações sindicais, de acordo com os nossos princípios e construindo as nossas próprias instâncias, sem que o seu conteúdo viole a lei geral.

De facto, eles usam e abusam da «lei» como instrumento de repressão, de controlo e até mesmo de coação. Dizer isto no vazio é uma coisa; agora dizemo-lo como vítimas de um processo administrativo, absurdo, kafkiano, mas real, tão real e kafkiano como a «democracia» que é apenas aparência.

«APLICAM UMA JUSTIÇA DE CLASSE, USAM AS LEIS DE ACORDO COM INTERESSES DE CLASSE E COM O APARELHO DE ESTADO DE CLASSE: ENFRENTARÃO A RESISTÊNCIA DA NOSSA CLASSE!»

Seremos cada vez mais livres, eles não podem impedir-nos de nos reconhecermos e de nos darmos como companheiras e companheiros, irmãs e irmãos, do mesmo combate pela justiça, contra o capital, pela sociedade sem chefes e sem exploradores, nem explorados.

Viva o Socialismo Libertário.

Viva a luta de classes! Auto organizemos a luta, sem esmorecer !

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]