user preferences

New Events

Grécia / Turquia / Chipre

no event posted in the last week

Education

textProgettifici e dittatori scolastici 23:09 Jul 05 0 comments

textLa Buona Scuola 02:50 Oct 05 0 comments

textLa Buona Scuola 16:04 Sep 09 0 comments

textEducar para la bobada 07:32 Jan 08 0 comments

textAteismo diventa materia scolastica in Irlanda 17:59 Sep 27 0 comments

more >>
Recent articles by (tradução) Manuel Baptista
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Grécia / Turquia / Chipre Education

Για τις εκπαι&#... Jun 11 22 by Αναρχικό Στέκι Φιλοσοφικής

Άμεση απόσυρ ... Feb 25 21 by ΕΣΕ Αθήνας

Για την νέα εκ&... Feb 03 21 by Πρωτ. Αναρχικών Α. Αναργύρων - Καματερού

ATENAS, 22-02-2007. Declaração de estudantes anarquistas gregos [en]

category grécia / turquia / chipre | education | other libertarian press author Sunday February 25, 2007 18:30author by (tradução) Manuel Baptista - AC-Interpro [Portugal]author email manuelbap at yahoo dot com Report this post to the editors

Estudantes do Movimento Anti-autoritário

Uma marcha da educação organizada por todos os departamentos ocupados das universidades gregas ocorreu em Atenas a 22 de Fevereiro, no momento em que o parlamento discutia as reformas educativas que irão demolir a educação pública.

Uma marcha da educação organizada por todos os departamentos ocupados das universidades gregas ocorreu em Atenas a 22 de Fevereiro, no momento em que o parlamento discutia as reformas educativas que irão demolir a educação pública. Éramos participantes nesta manifestação e estivemos juntos com todos os estudantes que decidiram confrontar-se com as forças de repressão do estado na zona «vermelha» no centro de Atenas e em especial em volta do parlamento, destinada a proteger os que tomam decisões sobre as nossas vidas, mas sem a nossa participação.

Escolhemos esta táctica, neste contexto de luta radical na educação, em ordem a simbolizar, quer em termos educacionais quer em termos práticos, a clara e decidida recusa de diálogo dos estudantes com a autoridade do estado. O poder de estado apresenta agora essa lei sobre reformas educativas quando o movimento estudantil atinge o seu cume e responde a ele exibindo a sua verdadeira face, a da «tolerância zero». A nossa acção baseia-se na percepção da política real que ocorre nas ruas e não no parlamento. A política nas ruas onde as pessoas comuns se movem e vivem, constitui o espectro pragmático e criativo do povo e está fora e contra o parlamento e a urna dos votos, que exprimem o interesse e objectivos dos governantes.

Todos nós que estivemos presentes desde o princípio de Junho no caminho da luta contra a nova lei de reformas e contra a reforma do artigo 16 da constituição, e – claro - contra toda a arquitectura de reformas pró-capitalistas e ditas de ordem e segurança, somos conhecidos temos uma cara pública, visto sermos parte do movimento estudantil. Quem quiser saber os nossos objectivos e intenções irá encontrar-nos nos anfiteatros das universidades onde exprimimos os nossos pontos de vista e nas ruas onde os levamos à prática.

A nossa visão por uma educação livre, uma educação sem o estado e sem o capital privado, confronta-se com os planos dos governos por uma educação neoliberal, ao serviço das grandes corporações, da competição no «livre mercado» global, e nos braços das forças repressivas.

Para nós, a luta pela realização de um novo significado da essência da universidade enquanto local de asilo/refúgio da liberdade, a luta por uma universidade, social, livre e pública, irá transformar o falso dilema de universidade estatal versus u. privada, no real e essencial dilema: LIBERDADE ou CAPITALISMO! Pessoas que resistem ou súbditos que seguem as ordens das autoridades!


Estudantes do Movimento Anti-Autoritário
www.resistance2003.gr

FOTOS: http://www.resistance2003.gr/en/gallery/gallery.php?id=71

VIDEO: http://www.babylonia.gr/video_download.php?id=30


[traduzido por MB]

Related Link: http://www.resistance2003.gr
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]