user preferences

Upcoming Events

No upcoming events.
Search author name words: BrunoL

Sardenberg afirma que (FHC e González) “efetivamente mudaram seu modo de ver a economia. Convenceram-se da superioridade prática do capitalismo e da iniciativa privada para construir riqueza”.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Thursday January 07, 2016 09:29 by BrunoL   image 1 image
06 de janeiro de 2016, Bruno Lima Rocha

Neste texto, dou sequência ao artigo de opinião escrito por Carlos Alberto Sardenberg e publicado na página 14 de O Globo (24/12/2015) com o título “Uma esquerda neoliberal?”. No artigo, o experiente comunicador, especializado na área de economia e defensor explícito dos paradigmas do neoliberalismo (que o próprio afirma ser liberalismo político e econômico), também compara a política econômica de Lula (e por consequência a de sua sucessora, Dilma) ao “acerto” da posição assumida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua inspiração, o ex-primeiro ministro da Espanha, Felipe González. No primeiro texto fiz a crítica às confusões conceituais de Sardenberg, incluindo a falsa comparação das posições à esquerda na política com simples estatismo e aumento do gasto público. O mesmo se dá na equivalência entre “desenvolvimento” (daí o termo desenvolvimentista) e crescimento econômico. Neste que segue, desmonto os argumentos favoráveis a Felipe González como grande artífice do período conhecido na Espanha como “la fiesta”. read full story / add a comment
A sanha dos sonegadores e do tal do mercado é tamanha que o pato da FIESP – figurinha carimbada nos atos da UDN de 13 de dezembro – defende a diminuição da carga tributária e nada fala de quanto se sonega.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Wednesday January 06, 2016 10:42 by BrunoL   image 1 image
05 de janeiro de 2016, Bruno Lima Rocha

"Mesmo sem pressão social intensa, a saída de Joaquim Levy é a oportunidade para Dilma salvar seu governo diante do austericídio que estava corroendo a baixa legitimidade diante de seu próprio eleitorado. Eu sinceramente entendo que não há inflexão para o desenvolvimento que resista ao espólio rentista. O problema é que a mobilização para frear o impeachment – já parcialmente vitoriosa diante do resultado positivo no tapetão do STF - não vai andar junto de um programa reivindicativo aguerrido. Pode ser que o co-governo ganhe fôlego com os capitais operando no Brasil e amanse a fúria golpista da Fiesp", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Segundo ele, "a saída para a política econômica recessiva é o poder de pressão da maioria traduzido em política direta e ações com poder de veto diante do desgoverno feito por arrependidos para adular o andar de cima que não os querem como elite dirigente".

Eis o artigo. read full story / add a comment
Como era de se esperar, Sardenberg compara Lula e Dilma a Fernando Henrique Cardoso (FHC) e aquele que seria sua grande inspiração, o ex-primeiro ministro espanhol, Felipe González.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Wednesday January 06, 2016 08:50 by BrunoL   image 1 image
05 de janeiro de 2016, por Bruno Lima Rocha

Em plena véspera de Natal de 2015 (24/12/2015), o jornalista de economia das Organizações Globo, Carlos Alberto Sardenberg publicou um artigo de opinião na página 14 do jornal O Globo com o título “Uma esquerda neoliberal?”. No texto, o experiente comunicador, especializado na área de economia e defensor explícito dos paradigmas do neoliberalismo, afirma uma teoria de tipo conspiratória, onde acusa o pacto do Lulismo, e em especial o governo de Dilma Rousseff, no primeiro ano de seu segundo mandato, de haver indicado o hoje ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy para não fazer nada e apenas dar alguma satisfação “ao mercado”. O texto de quatro colunas necessitaria de ao menos o triplo de palavras para dissecar as confusões geradas quando este tipo de difusão vulgar da economia e da política atinge a massa de leitores e receptores que hoje acompanham a crise brasileira. read full story / add a comment
A única possibilidade de avançarmos para uma segunda independência é conquistar mais espaços de participação política e a ampliação de experimentalismos institucionais.
internacional / a esquerda / opinião / análise Thursday December 24, 2015 07:54 by BrunoL   image 1 image
21 de dezembro, Bruno Lima Rocha

Nos últimos seis meses, a América Latina vem sofrendo com uma nova guinada à direita, orientada para os desígnios do pós-Consenso de Washington e, ideologicamente, voltada para o eixo de domínio financeiro entre Nova York e Londres. O eterno contraponto em nosso continente se dá em dois contrapontos visíveis, sendo que neste texto faço o aporte de um terceiro, com identidade coletiva e as opções daí derivadas.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Marcha contra o impeachment promovida pelas forças de centro-esquerda
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday December 21, 2015 04:33 by BrunoL   image 1 image
20 de dezembro de 2015, Bruno Lima Rocha

Na tarde de 16 de dezembro, enquanto o ministro relator Luiz Edson Fachin proferia seu voto contrariando a tese da ADPF impetrada pelo PC do B, a base de centro-esquerda (ou ex-esquerda como prefiro) iam à forra contra a UDN e ocupavam simbolicamente as ruas do país. Foi um ato com alguma pujança e grande parte desta reviravolta se deve ao processo de impeachment, iniciado como forma de chantagem através do ainda presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Sinceramente, vejo como positiva toda e qualquer ação a ocupar os espaços públicos, ainda que opere como correia de transmissão de um governo de centro-direita. Ou seja, aqui a crítica não é terem ido para a rua contra o impeachment, mas sim fazer coro com a direita que governa e jogar para a torcida, dizendo-se "contra o ajuste fiscal" e nada fazendo a este respeito. read full story / add a comment
El desgaste mayor, vino con las acusaciones contra Cunha en la Operación Lava Jato. Desde entonces, del parlamento dio inicio a una serie de retaliaciones al gobierno para llegar, finalmente, al pedido de impeachment de la presidente Dilma.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economía / opinión / análisis Monday December 14, 2015 21:20 by BrunoL   image 1 image
14 de diciembre 2015, Bruno Lima Rocha

Análisis de coyuntura después de la votación (Parte- 1)

Este año comenzó en noviembre de 2014 (poco después de la reelección de Dilma) y parece que no tendrá fin. El 2015 comenzó caliente. Aún en el verano pasado, el gobierno corrió para estrechar relaciones con el PMDB, sin percibir que perdería el control de la situación.
read full story / add a comment
Eduardo Cunha é um homem forte no baixo clero do parlamento deu início a uma série de retaliações ao governo para chegar, enfim, ao pedido de impeachment da presidente Dilma.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday December 14, 2015 08:49 by BrunoL   image 1 image
11 de dezembro de 2015, Bruno Lima Rocha

"O problema aqui é – literalmente - a base podre do governo. A herança maldita do lulismo para a esfera política traz um conjunto de manobras sem fim e quebra de lealdades além de um projeto pífio de capitalismo periférico vinculado ao agente econômico oligopolista atuando no Brasil", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Sempre caracterizei este governo como de centro-direita, e caso Dilma sobreviva, vamos ter pela frente mais três anos de chicanas e paralisia decisória, a não ser que a maré vire de baixo para cima.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Thursday December 10, 2015 09:21 by BrunoL   image 1 image
09 de dezembro de 2015, Bruno Lima Rocha

Começo citando o sempre lúcido Gustavo Gindre:

"É claro que o atual processo de impeachment desrespeita o rito a ser seguido. Por exemplo, esse processo jamais poderia ser presidido por alguém que está sendo investigado e que pode, ele próprio, ser objeto de afastamento. Mas, se vamos falar de golpe é preciso discutir o verdadeiro estelionato eleitoral praticado por esse governo. Ou essa também não foi uma forma de jogar no lixo a vontade popular?"
read full story / add a comment
O Macri seria um neoliberalismo de cara limpa ao contrário de Scioli, uma espécie de centro-esquerda envergonhada e que não convence a sua própria base.
argentina / uruguai / paraguai / economia / entrevista Saturday December 05, 2015 08:16 by BrunoL   image 1 image
04 de dezembro de 2015, Bruno Lima Rocha

Para o professor de Relações Internacionais Bruno Lima Rocha, a escolha do novo presidente argentino pode representar uma retomada do crescimento da direita na América Latina

Por: Ricardo Machado

Mais do que uma vitória da oposição, a conquista de Maurício Macri no segundo turno das eleições argentinas, há uma semana, pode representar o começo de uma guinada à direita latinoamericana. “Para a América Latina é uma virada nítida no rumo do neoliberalismo, o que pode implicar em 'onda' ou algo assim como uma tendência mais à direita e um novo canto de sereia para a entrada de capital transnacional volátil – sem reservas – e a retomada das privatizações”, avalia Bruno Lima Rocha, em entrevista por e-mail à IHU On-Line.
read full story / add a comment
Los países de Golfo, como Arabia Saudita y Qatar, durante los últimos años, apoyaron los “rebeldes moderados”, lo que en el frente sunita anti-Assad incluyó el (EI, ISIS o Daesh)
internacional / imperialismo / guerra / opinión / análisis Tuesday December 01, 2015 09:06 by BrunoL   image 1 image
30 de noviembre 2015, Bruno Lima Rocha

El Estado Islámico

Mucho se ha especulado, acerca de la financiación del llamado Estado Islámico (EI, ISIS o Daesh). Lo que se sabe, es que el tiene una circulación de venta de petróleo que gira en torno a US 1 millón de dólares diario, teniendo posibilidad de alcanzar 3 millones de dólares. ¿La duda no es como extrae petróleo, ya que domina territorios con refinerías, pero sí como compensa estas ventas?.
read full story / add a comment
Qualquer atentado na França pode semear em solo “fértil”, considerando a discriminação e linha de pobreza dos subúrbios quentes das grandes cidades e a presença de discurso jihadista entre os jovens desempregados destas localidades.
frança / bélgica / luxemburgo / imperialismo / guerra / opinião / análise Friday November 27, 2015 09:57 by BrunoL   image 1 image
24 de novembro de 2015, Bruno Lima Rocha

"Como qualquer analista internacional sabe, se não forem combatidas as fontes de financiamento vindas das monarquias do Golfo, Estados com governos totalitários e que compartilham do credo dos dirigentes da Al Qaeda e do ISIS (como Arábia Saudita e Qatar), então tudo não passa de um faz de conta, onde há a repressão contra as redes terroristas, mas nunca secam as fontes e suas origens societárias", alerta Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Os ataques de Paris reforçam a denúncia perene e o embate: “Quem são os terroristas?!” Os hipócritas da Otan ousam denominar o PKK como terrorista! Isto é um absurdo intolerável e é fácil de provar que é todo o contrário.
frança / bélgica / luxemburgo / imperialismo / guerra / opinião / análise Monday November 16, 2015 21:24 by BrunoL   image 1 image
16 de novembro de 2015, Bruno Lima Rocha

"Qualquer pessoa que estude o conceito de taifyya – o comunalismo sectário baseado em clãs que formam tribos e são unificados por identidades comuns comandadas por homens dando como base no patriarcado ancestral da região – sabe que fora do Confederalismo Democrático não há realmente nenhuma saída para a região. E também sabe que a armadilha de sempre é tentar reproduzir o conceito abstrato de Estado-nação no Oriente Médio", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais, ao analisar a cobertura da chacina de Paris pela mídia aberta.

Eis o artigo. read full story / add a comment
Tratado Transpacífico (TPP) y la necesidad de la superpotencia, en intentar un contra-ataque a la expansión china y su alianza, que se solidifica con a Rusia.
internacional / economía / opinión / análisis Monday November 16, 2015 20:48 by BrunoL   image 1 image
16 de noviembre 2015, Bruno Lima Rocha

La presencia de los EEUU en América Latina

En artículos anteriores con esta misma temática, abordé el Tratado Transpacífico (TPP) y la necesidad de la superpotencia, en intentar un contra-ataque a la expansión china y su alianza, que se solidifica con a Rusia. En el caso latinoamericano, tenemos actualmente una interdependencia, de todos nuestros países con China y su enorme capacidad de inversión.
read full story / add a comment
México e Colômbia, são os dois mais afetados pela ingerência dos Estados Unidos, especificamente através de sua agressiva política anti-drogas, ou alegadamente anti-narcóticos, comandada pela força conjunta da Agência Federal Antidrogas (DEA) e da Agência
internacional / imperialismo / guerra / opinião / análise Friday November 13, 2015 10:58 by BrunoL   image 1 image
12 de novembro de 2015, Bruno Lima Rocha

"Os jovens nascidos na era da comunicação cibernética estão com menos freios para incorporarem as marcas e a cultura do consumo suntuoso que marcam a vida cotidiana nas metrópoles dos EUA. Isto pode ser tristemente evidenciado observando a presença da juventude de periferias em shopping centers brasileiros, trajando roupas com mímicas e trejeitos estadunidenses", afirma Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
Em São Paulo assim como em dezenas de outras cidades, repetem-se marchas de mulheres contra a reação neoconservadora e neopentecostal.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinião / análise Tuesday November 10, 2015 09:38 by BrunoL   image 1 image
09 de novembro de 2015, Bruno Lima Rocha

Introdução

Neste texto, uma mescla de análise de conjuntura da crise política envolvendo o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PDMB-RJ) e trazendo o tema da luta das mulheres como a massificada mobilização permanente das políticas de reconhecimento, trago uma proposta de análise relacional. Começo relatando de forma sintética aspectos da reação midiático-simbólica ao conteúdo do exame do ENEM de 2015 e culmino observando as pautas conservadoras e obscuras capitaneadas pela bancada neoconservadora em sua frente político-religiosa (cujos líderes são representantes neopentecostais).
read full story / add a comment
En este texto y en las formulaciones de este analista, siempre se observa la radiodifusión comunitaria, como vehículo abierto y de alcance municipal, independiente de la dimensión territorial, de esta unidad de gobierno sub-nacional.
brazil/guyana/suriname/fguiana / education / opinión / análisis Monday November 02, 2015 08:30 by BrunoL   image 1 image
El día 18 de octubre fue la fecha de referencia para la lucha de la democracia en la comunicación social en Brasil. Sigo insistiendo en este tema, entiendo que es necesario, una reflexión ampliada de la misma. La cuestión es urgente y una bandera más que necesaria. Infelizmente, aunque con las redes sociales y los medios alternativos. Tengamos de analizar y contraponer las versiones hegemónicas, la mayoría de los brasileños y latino-americanos, aún estamos distantes de vencer la batalla de la media, como fue denominado por Dênis de Moraes.
read full story / add a comment
O TPP é uma ponta da projeção de poder do Império, cuja meta inclui a assinatura do hoje ainda distante Tratado Transatlântico de Comércio e Investimentos (TTIP), também conhecido por TAFTA.
internacional / economia / opinião / análise Monday November 02, 2015 07:38 by BrunoL   image 1 image
"O passo seguinte da presença comercial da China seria o de projetar uma nova arquitetura financeira mundial e é justamente contra esta possibilidade que se voltam os defensores da 'multilateralidade' pronunciada pelos porta-vozes de EUA e Japão", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
Mientras el pensamiento a la izquierda este bajo la hegemonía del pacto lulista (poli clasista y conservador) seremos rehenes de la traición sistemática.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economía / opinión / análisis Wednesday October 14, 2015 05:50 by BrunoL   image 1 image
13 de octubre 2015, Bruno Lima Rocha

La rendición total es la meta permanente

La cuenta del presupuesto no cierra, el gobierno quiere batir meta de superávit primario y el Chicago Boy del Bradesco (Joaquim Levy, ministro de la Hacienda de Brasil) anuncia intentar alcanzar a 0,7% de superávit primario. En la mañana de lunes, 14 de septiembre, hasta el telenoticiero matutino Buen Día Brasil (de la Red Globo, el mayor conglomerado de medios de Brasil y el quinto mayor del mundo) reconoció la necesidad de corte en función de R$ 35 mil millones necesarios para pagar los intereses de la deuda pública! Como siempre, el obvio entra como factual secundario, invirtiendo la causalidad. read full story / add a comment
Para entendermos o que cada um destes países teve de fazer para conseguir em um período assemelhado emplacar governos de centro-esquerda com inflexões semelhantes seria preciso estudar cada sociedade em específico.
internacional / economia / entrevista Thursday October 08, 2015 11:04 by BrunoL   image 1 image
04 de outubro de 2015, Rennan Martins e Bruno Lima Rocha

A persistência da crise econômica global gerou uma segunda onda recessiva que desta vez atingiu os países em desenvolvimento. Se antes eram somente a Europa e os EUA que se viam em dificuldades, agora temos Brasil e América Latina forçados a se adaptar ao cenário de baixa na demanda das commodities, enquanto a China revê para baixo suas projeções de crescimento.
read full story / add a comment
No contentos en cortar R$ 26 mil millones de un presupuesto apretado, cuyo montante alocado para los gastos con el ajuste rentista, que equivale cerca de 40% a 45% del presupuesto de la Unión.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economía / opinión / análisis Wednesday October 07, 2015 09:52 by BrunoL   image 1 image
06 de octubre 2015, Bruno Lima Rocha.

Introducción: De las medidas recesivas del equipo económico de la Presidencia brasileña

Las medidas anunciadas por los ministros Joaquim Levy (Hacienda) y Nelson Barbosa (Planificación) anuncian los recortes generales en el Palacio del Planalto (sede del gobierno de Brasil) para asegurar la arbitraria meta, de superávit (deseables 0.7% para 2016, según la indicación del propio ministro de la Hacienda) y el vergonzoso e inmoral volumen de R$ 35 mil millones de reales de intereses para el espolio del pago permanente de la deuda interna.
read full story / add a comment
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]