user preferences

Upcoming Events

No upcoming events.
Search author name words: BrunoL

Quem governa com chantagistas acaba sendo chantageado. Cunha empurra e Temer puxa o tapete, dizendo que a reforma ministerial e o enxugamento das pastas geraria "instabilidade na base".
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Wednesday September 30, 2015 09:08 by BrunoL   image 1 image
29 de setembro de 2015, Bruno Lima Rocha.

"O país já não vive um risco real de impeachment por direita sendo que o governo já está à direita, tão à direita que é governado pelo PMDB, sofre oposição do PMDB e tem como núcleo duro uma área econômica blindada e a mando dos grandes operadores do cassino especulativo. A nova direita perdeu, a UDN está enredada pelas artimanhas de Cunha e os contragolpes no Judiciário e a ex-esquerda dividindo a base social ainda passível de mobilização entre uma louca posição de apoio crítico a um governo moribundo, mesmo quando convocam a Frente Brasil Popular reeditando os quadros desenvolvimentistas e ainda ilibados do partido comandado por Lula", analisa Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
A agência de “análise” de risco Standard & Poor’s (S&P) foi condenada pelas autoridades dos EUA a pagar uma multa de Usd 1,37 bilhão de dólares pelas fraudes cometidas na chamada crise da bolha imobiliária e falência de bancos de investimentos.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday September 20, 2015 09:35 by BrunoL   image 1 image
19 de setembro de 2015, Bruno Lima Rocha.

Enquanto o pensamento à esquerda estiver sob a hegemonia do pacto lulista seremos reféns da traição sistemática, com ou sem 'apoio crítico' e as bravatas de sempre", alerta Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
A nota do Brasil baixara de BBB- para BB+, o que na prática implica em aumentar o custo do investimento de capital volátil no país. Obviamente a ausência de contraditório em rede aberta foi quase inexistente ou simplesmente nula.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Saturday September 19, 2015 03:03 by BrunoL   image 1 image
Por Bruno Lima Rocha*

É consenso nos defensores da teoria crítica e pesquisadores da Economia Política da Comunicação (EPC) a compreensão de que as grandes corporações midiáticas, além de operarem como agentes econômicos, também são verdadeiros partidos políticos além de produtores de sentido e ideologia no intuito de reproduzir ideias-pensáveis, como afirma o Modelo de Propaganda de Noam Chomsky e Edward Herman.
read full story / add a comment
El Perú, tiene elecciones presidenciales marcadas para el año 2016, esta nación tiene líderes políticos presos, ex-presidentes seriamente procesados y posibles candidatos involucrados en situaciones casi inexplicables.
internacional / community struggles / opinión / análisis Monday September 14, 2015 22:56 by BrunoL   image 1 image
13 de septiembre 2015, Bruno Lima Rocha.

Al tomar contacto (viajando al país por tareas académicas) con la actualidad de la política profesional peruana, observé un patrón semejante al de las demás realidades latino-americanas. Hay una profunda - y bastante concreta – criminalización de los representantes del Poder Ejecutivo del país vecino. Y a la vez, una inversión de expectativas, con el gobierno de turno, del general Ollanta Humala y su auto-proclamado Partido Nacionalista Peruano (PNP).
read full story / add a comment
As práticas gorilas, como as manifestadas nas ruas do Brasil quando a direita ideológica e neoliberal sai às ruas aos domingos, estão justamente expressas no afastamento do Brasil para com a América Latina.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinião / análise Monday September 14, 2015 09:36 by BrunoL   image 1 image
13 de setembro de 2015, Bruno Lima Rocha.

"A demência da nova direita brasileira está realmente abusando. Alguns cartazes e gritos de guerra trazidos a público no Brasil em 16 de agosto de 2015 lembram a operação anterior ao golpe contra o governo Salvador Allende, derrubado em 11 de setembro de 1973. No Brasil do terceiro turno, temos o desprazer de ler frases como “Foda-se a Venezuela”, o clássico “Vai para Cuba”, ou então coro político cantando: “Pé na bunda dela, isso aqui não é a Venezuela!”. E, obviamente, lado a lado com os neoliberais marcham saudosos da ditadura brasileira, incluindo faixas em inglês pedindo intervenção do Comando Sul dos EUA no Brasil", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
En el Brasil del tercer turno, tenemos el dolor de leer frases como “. Que se joda la Venezuela”, el clásico “Va para Cuba”, o entonces coro político cantando: “Patada en el culo de ella, eso aquí no es Venezuela!”.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinión / análisis Tuesday September 08, 2015 02:45 by BrunoL   image 1 image
07 de septiembre 2015, Bruno Lima Rocha.

Es tiempos de avanzada de la nueva derecha ideológica brasileña, se nota el retorno de una vieja práctica política latino-americana. En la mitad del siglo XX vivíamos en América Latina una paradoja, por un lado, había algunos gobiernos con cortes nacionalistas y llamamientos populares (y populistas).
read full story / add a comment
Se as condições de permanência de Joaquim Levy forem manter a maldita Taxa Selic por mais 12 meses batendo nos índices de 14,25% ao mês, então não haverá outra saída a não ser avançar nos recortes das políticas sociais.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday September 07, 2015 22:43 by BrunoL   image 1 image
06 de setembro de 2015, Bruno Lima Rocha.

"Estamos diante de um momento crítico de reversão de expectativas e com retirada de políticas públicas. Piora o cenário a recessão inflacionada provocada pela elevação de preços administrados. A hora é de enfrentar a crise do modelo e não de atirar salva-vidas para quem escolheu governar com a direita por dentro do governo que, eleito no 2º governa de fato no e 3º turno", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Por más escándalos en sucesión que existan (y son reales) no hay nada concreto envolviendo directamente la figura de la presidenta.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinión / análisis Tuesday September 01, 2015 05:34 by BrunoL   image 1 image
31 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

Cuando escribí el último análisis de coyuntura (los produzco semanalmente para los medios alternativos brasileños), me referí al hecho de que la derecha post-moderna, salga a las calles pidiendo un recurso casi inalcanzable. El debate acerca de una salida presidencial, tiene más repercusión en los círculos de la nueva derecha, que las condiciones concretas para su realización.
read full story / add a comment
Ainda que a vontade política da maioria da Câmara Federal comandada pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff, em havendo irregularidades, estas teriam de ocorrer a partir de 1º de janeiro de 2015.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday August 30, 2015 10:53 by BrunoL   image 1 image
28 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Há uma evidente confluência de ideias-guia entre os que defendem o impeachment nas ruas (os grupos neoliberais) e os políticos de tradição oligárquica no Congresso Nacional. É por isso que no atual momento o povo perde de todos os lados. Seja pela direita que é governo, com o tucano e Chicago Boy Joaquim Levy à frente da pasta do Ministério da Fazenda (o mais importante dos ministérios); seja pela Agenda Brasil e a “salvação” do governo implicando em abrir mão de quase tudo para manter o mandato; seja pela oposição política formal que sem nenhum pudor apresenta um projeto entreguista de exploração de petróleo como o do senador José Serra (PSDB-SP), e na ponta direita da política, o povo brasileiro corre sério risco se as ideias reacionárias expressas nas ruas de 16 de agosto se tornarem realidade em alguma proporção. Logo, há muito mais em jogo do que a continuidade institucional a qualquer custo", constata Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
As manifestações passaram na TV com a ausência de contraditório, sem que nenhum repórter tenha sequer colocado um microfone em cadeia nacional na boca dos que diziam querer intervenção militar.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday August 25, 2015 01:42 by BrunoL   image 1 image
24 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Ou o que resta de base social mobilizada ou desembarca de vez do governo e acaba com qualquer resto de duplo discurso como o do tal "apoio crítico" ou toda a esquerda vai pagar um preço alto demais se tudo ruir", escreve Bruno Lima Rocha, professor de de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
As manifestações passaram na TV com a ausência de contraditório, sem que nenhum repórter tenha sequer colocado um microfone em cadeia nacional na boca dos que diziam querer intervenção militar.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday August 25, 2015 01:41 by BrunoL   image 1 image
24 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Ou o que resta de base social mobilizada ou desembarca de vez do governo e acaba com qualquer resto de duplo discurso como o do tal "apoio crítico" ou toda a esquerda vai pagar um preço alto demais se tudo ruir", escreve Bruno Lima Rocha, professor de de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Desde el inicio del conflicto en la Siria, el gobierno de Ankara apoya de forma implícita y por veces explícita al Estado Islámico y hace el posible para aumentar la represión sobre Rojava y las líneas de apoyo del otro lado de la frontera.
internacional / imperialismo / guerra / opinión / análisis Monday August 24, 2015 19:13 by BrunoL   image 1 image
28 de agosto de 2015

Después del inicio de la guerra civil de la Siria, nos llama atención, que el Sistema Internacional, admite la posible construcción de una sociedad de base igualitaria en la región con más conflictos del planeta. En la región oeste del Kurdistán (Rojava) y al sur dono Curdistán iraquí, la izquierda curda está implantando un sistema social cooperativo, democrático y no sectario. Los enemigos de este proyecto son muchos, considerando una encrucijada de posibilidades y desafíos políticos y militares. read full story / add a comment
Desde o início do conflito na Síria, o governo de Ankara apoia de forma implícita e por vezes explícita o Estado Islâmico e faz o possível para aumentar a repressão sobre Rojava e as linhas de apoio do outro lado da fronteira.
internacional / imperialismo / guerra / opinião / análise Friday August 21, 2015 06:32 by BrunoL   image 1 image
Introdução

O advento da primavera árabe e a rebelião sunita contra o governo Assad na Síria oportunizou o exercício de soberania da população curda residindo dentro dos limites deste Estado falido. Em novembro de 2013, isto se concretizou no estabelecimento dos três cantões de Rojava (oeste em curdo), Efrin, Kobane e Cyzire, implicando na construção de uma sociedade de tipo socialista, democrática e feminista. As instâncias de poder são de acesso coletivo, os cargos executivos rotativos e a economia tem base familiar, cooperativada e com experimentos de coletivização. read full story / add a comment
A semana que culmina com o ato da UDN pós-moderna pedindo o impeachment de Dilma Rousseff (no domingo dia 16 de agosto) traz a proposta de nova articulação com a mesa do Senado.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday August 16, 2015 09:56 by BrunoL   image 1 image
14 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Talvez a saída para brecar o golpe em andamento venha do andar de cima. O desempate pode sair do que resta de empresariado nacional que, assustado com a Lava Jato e não predisposto a abrir mão de tudo em função de uma ideologização neoliberal inconsequente, pode pender para a governabilidade. Se avançar a CPI do BNDES vão criminalizar o financiamento das empresas estratégicas. Isso é simplesmente o núcleo central de acumulação capitalista no Brasil. Portanto, freá-lo é inviabilizar o país dentro do modo de produção vigente", analisa Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
Quién está organizado impulsa la masa indignada. Ahora, la mayoría no militante se ve delante de la traición histórica. Reconstituir esta confianza popular puede costar más una década, si es que la misma será reconstruida.
grecia / turquía / chipre / economía / opinión / análisis Tuesday August 11, 2015 11:19 by BrunoL   image 1 image
Por: Bruno Lima Rocha

Es impresionante como la misma verdad factual, puede generar sentidos diferentes. Gente que considera inevitable la medida de Alexis Tsipras, cuando escogió dar seguimiento, a través de una negociación con la Troika europea, compuesta por las mismas instituciones, que desde hace cinco años, están dilapidando y saqueando las riquezas del pueblo griego. read full story / add a comment
José Dirceu foi novamente preso, desta vez na 17ª fase da Operação Lava-Jato, na manhã de 03 de agosto de 2015. Ele não abre nada, nunca abriu, assim como Dilma.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Wednesday August 05, 2015 10:48 by BrunoL   image 1 image
04 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Dirceu não abre e nem gagueja na hora do depoimento. Entendo que Dirceu macula e lastima ex-combatentes da ditadura. O ex-Ministro forte de Lula está do lado errado do conflito social, opera com a mentalidade do antigo inimigo de classe, e atua de forma assemelhada a Rodolfo Galimberti brasileiro e vai se comportar do mesmo jeito de sempre; sem entregar ninguém e menos ainda ceder a pressões externas", opina Bruno Lima Rocha, professor de Relações Internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
El preocupante en esta reaproximación es la apertura económica cubana, como la posibilidad de desamparo de una masa de trabajadores, que aunque viva de forma modesta, tiene la seguridad de los beneficios sociales y un grado de certeza en cuanto al futuro.
internacional / economía / opinión / análisis Tuesday August 04, 2015 09:05 by BrunoL   image 1 image
Por Bruno Lima Rocha

La reaproximación entre Estados Unidos y Cuba, con la reanudación de las relaciones diplomáticas entre los dos países, está concluyendo una etapa de la geopolítica de América Latina, que se remonta a la Guerra Fría. La victoria de la Revolución Cubana abrió en nuestro continente una ventana de posibilidades de cambio, resultando en un vendaval revolucionario de tres décadas. Aún tenemos fuerzas insurgentes latinoamericanas, como el ELN y la FARC colombianas, y el EZLN y EPR de México, pero tal accionar está muy distante del que hubo hasta la rendición y armisticio de las guerrillas centro-americanas en la mitad de la década de 1990. Observar las relaciones cubano-estadunidenses hoy, implica también en hacer la proyección de los tiempos que se avecinan. read full story / add a comment
O perfeito idiota latino-americano em sua versão brasileira mais explícita.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday July 28, 2015 10:13 by BrunoL   image 1 image
26 de julho de 2015, Bruno Lima Rocha

As frases são sempre as mesmas: "Populismo fiscal, suporte do Estado e fraude política a caminho"....assistimos a teleconferência apregoando o Manual do perfeito idiota daqueles que nos xingam de idiotas latino-americanos sendo aplicado.

Assistindo o programa Globonews Painel (deste sábado 25 de julho de 2015), cuja bancada era composta por dois economistas vinculados a consultorias privadas e um colega da ciência política igualmente vinculado a outra consultoria, me dei conta que há um tema de fundo nesta crise política. No primeiro mandato de Dilma, o ministro Guido Mantega de fato tentou uma inflexão desenvolvimentista, mas sem uma base social mobilizada e tampouco a predisposição do partido de governo para confrontar a sangria desatada de mais de 40% do orçamento da União para a especulação da agiotagem rentista. No segundo turno de 2014, houve uma eleição plebiscitária cuja chapa vitoriosa aceitou o brete do rentismo e chamara um ministro da Fazenda que apoiara Armínio Fraga para tomar conta do caixa da 8a economia do mundo. read full story / add a comment
Alexis Tsipras es sólo más uno en la larga cola de casi líderes a ceder delante al enemigo delante de la posibilidad real de victoria del pueblo.
grecia / turquía / chipre / economía / opinión / análisis Wednesday July 22, 2015 03:57 by BrunoL   image 1 image
Por Bruno Lima Rocha

Introducción y crítica a dos analistas brasileños

En la noche de 15 de julio de 2015, el primer Ministro griego Alexis Tsipras, pone a la votación un paquete de medidas negociadas (impuestas es la verdad) con la Troika europea. La contradicción en esta consulta parlamentaria, es el hecho de que tal paquete, es justamente el mismo – o casi el mismo, pues en algunos aspectos es aún peor – del que fuera rechazado por la población en un referéndum ocurrido el domingo 5 de julio. read full story / add a comment
Alexis Tsipras é só mais um na longa fila de quase líderes a ceder diante ao inimigo diante da possibilidade real de vitória do povo.
grécia / turquia / chipre / economia / opinião / análise Saturday July 18, 2015 09:40 by BrunoL   image 1 image
17 de julho de 2015, Bruno Lima Rocha.

"Caso a Grécia tivesse mantido de pé o resultado do referendo de 5 de julho, haveria a condição concreta de subordinar as vontades dos delinqüentes financeiros diante da força democrática, através de consulta direta. Agora, as chances de vitória da longa rebelião grega estão mais distantes", afirma Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]