user preferences

New Events

Internacional

no event posted in the last week

[Livreto] Capitalismo, Anti-capitalismo e Organização Popular

category internacional | miscellaneous | link para pdf author Sunday October 03, 2021 19:40author by International Labour Research and Information Group - ILRIG Report this post to the editors

Na África do Sul, nos últimos anos, temos visto muitas lutas nos locais de trabalho e nas comunidades. Contudo, uma característica destas lutas é a di culdade de manter e construir organizações que sejam duradouras e que também sejam inclusivas e participativas. Nestas lutas, surgiram novas camadas de activistas.

Este livreto tem como objectivo introduzir o que é o capitalismo a esses novos activistas, como este funciona e em cujos interesses, como a sociedade é dividida em diferentes classes com diferenças em poder e interesses, que papel o estado desempenha e como o estado funciona nos interesses do capitalismo e da classe dominante.

[English]

hide:

Parte 1 do livreto é uma ferramenta para ajudar activistas aprofundar a sua compreensão do sistema em que vivemos, como a maioria das pessoas é explorada e como e porquê a maioria das pessoas enfrenta formas de opressão. O livreto também pode ser usado como base para os activistas analisarem por que enfrentam os problemas que enfrentam e as razões mais profundas desses problemas.

Parte 2 do livreto examina especi camente a construção de um movimento. O livreto é uma ferramenta que tanto activistas novos como aqueles com experiência podem usar para re ectir mais profundamente sobre os elementos, valores, princípios e práticas para a construção de um movimento.

Esperamos que contribua para o longo processo de construção de organizações participativas e directamente democráticas que um dia se poderão tornar num contra-poder para substituir o capitalismo e o estado e, assim, acabar com a exploração de classe, o patriarcado e o racismo na África do Sul e internacionalmente.

Este livreto foi escrito originalmente pelo camarada Felipe Corrêa para activistas anti-capitalistas no Brasil. Algumas das informações sobre a África do Sul foram adicionadas pelo ILRIG para dar exemplos dos conceitos cobertos, com base na África do Sul. As ilustrações foram reproduzidas a partir do colectivo muralista Pintelute do Brasil. Siga @pintelute no Facebook ou Instagram.

Baixe Parte 1: Capitalismo e Anti-Capitalismo

Baixe Parte 2: Organização Popular

Related Link: https://www.ilrigsa.org.za/capitalism-anti-capitalism-and-popular-organisation-part-1/

hide:

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2021 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]